ETNOS: um espetáculo do PROJETO PERSONA BRAZILIS

 

 

O PROJETO PERSONA BRAZILIS:

Etnos, o novo espetáculo do Projeto PERSONA BRAZILIS vem consolidar mais um ciclo de atividades que o Projeto vem desenvolvendo no seu quinto ano de existência. O Projeto contempla os adolescentes com Módulos com Oficinas pré-profissionalizantes. Durante o ano de 2008, vivenciaram Oficinas diversificadas de acordo com seu foco de interesse: Acrobacia & Malabares – Acrobacia Aérea – Reeducação do Movimento – Dança – Linguagem Clownesca – Noções de Anatomia & Fisioterapia – Expressão Vocal e Corporal – Técnicas de Lazer & Recreação – Valores Humanos – Percussão – Adolescência.

Nessas Oficinas, Intensificaram sua mobilidade física–emocional, sempre focados nas transformações advindas desse processo, subsidiados pelos Valores Humanos Universais, pelo autoconhecimento proporcionado através da Arte (mote do trabalho em Arte-Educação que o Projeto vem construindo). Um árduo processo de autodisciplina, de transformações físicas, emocionais e intelectuais, regrados de alegrias, prazeres e às vezes algumas frustrações.

Vivemos num mundo automatizado, cético, violento. Muitos padrões de comportamento e de profissionalização do mundo contemporâneo são na verdade fôrmas pré-moldadas baseadas em conceitos e contextos da chamada Globalização. Nestes conceitos/contextos urgem exigências para que o indivíduo (suposto cidadão) adapte-se, adéqüe-se a tudo o que lhe é imposto de forma passiva, mecanizada, automatista, sem uma preocupação eficaz com formação humanística do ser em desenvolvimento.

O Projeto Persona Brazilis não tem como pretensão a profissionalização imediata deste grupo de jovens, tem sim, a intenção de oferecer subsídios para torná-los cidadãos mais críticos, ativos, criativos, autônomos, organizados, orientando-os quanto à busca do reconhecimento de sua própria expressão ou próprio-cepção, demonstrando que todo esse processo poderá ajudá-los a construir um mundo mais justo, mais solidário, menos preconceituoso, suavemente menos competitivo e verdadeiramente mais consciente do respeito às diferenças, aos padrões comportamentais, às crenças, aos costumes e ao cultivo da não violência.

 CONSTRUÇÃO – CONCEPÇÃO

O Espetáculo vem sendo construído desde outubro de 2008. É o produto de vivências interdisciplinares de uma equipe de educadores  que prezam pelo desenvolvimento humano e que utilizam suas especificidades para atingir um objetivo maior. Lancei a proposta, todos abraçaram. Houve contextualização quanto às culturas abordadas, quanto aos valores praticados por estas culturas. Houve muita técnica corporal, montagem de cenas coletivas, criações coreográficas intensas e bastante complexas. Posso afirmar que concebi a semente para que todos os envolvidos (educadores. adolescentes, adultos) pudessem regar com muito trabalho, com a mais pura emoção, e colherem os frutos que o público saboreia a cada apresentação.

Convidei para uma participação especial a CIA RHYTMUS IN CORPUS, formada por jovens almas adultas com idades e biotipos variados, para evidenciarmos na prática um dos objetivos à serem alcançados: a conquista do respeito à diversidade humana.

Etnos é uma viagem que simboliza a necessidade íntima do ¨ser humano¨ de sair um pouco do seu mundo mecanizado, automatista e conhecer um mundo com outros valores, outras crenças, outros costumes. Ethnos (do grego ¨povos¨) não é um espetáculo de folclore, não tem uma historia aparentemente coerente, lógica para contar. É o encontro do jovem com o adulto, do novo com o antigo, uma celebração, um brinde ao resgate com a humanidade onde estamos inseridos.

 

RONALDO MONTEFORTE

Concepção e Direção

 

 

Pesquisar no site

Ronaldo Monteforte © 2009 Todos os direitos reservados.